9º Ano Robótica
primeirto trimestre 2024
- Aula em 8 de abril de 2024
Fazer as duas atividades sobre Thinkercad e sobre Mblock no Google Classroom
Aula 1º de abril 2024
Aula em 1º de abril de 2024 - segunda-feira
Montando o sistema de luz de LED no Arduíno físico.
- Buzzer - fazer um sistema Buzzer/Piezzo no Thindercad. (ver o vídeo a seguir).
2.Cadastrar-se no MBlock. (para quem ainda não o fez!) (lembre de copiar o número de confirmação que é enviado ao seu e-mail do @escola.
3. Montar um sistema analógico na prototipagem de acordo com montado no seu projeto Thinkercad. (Por equipe, de acordo com a vez de cada grupo.)
4. Instalar a programação na placa Arduino para fazer o Led piscar. (próxima aula)
Enquanto você não montar o sistema de LED, trabalhe com o projeto Buzzer agora.
Mude os tons do Buzzer mudando os números.
para acompanhar os vídeos sem som, habilite as legendas automáticas em português.
Um forma de isntalar a programação no Arduino.
Aula 25 março 2024
Tópicos iniciais
cadastrar-se no MBlock
Cadastrar-se no Tinkercad e entrar na turma do Thinkercad.
Faça a sequencia de leds ascender e apagar de acordo com o tutorial em imagem a seguir no Thinkercad.
Semáforo no MBlock
Primeira aula: Estudar o Projeto do Semáforo
Projeto em PDF, como fazer o semáforo com o Mblock da SEED para o Arduino físico.
Atividades sobre a placa Arduino
Assista ao vídeo sobre a placa arduino e depois responda aos quiizziz a seguir!
Informaões Iniciais básicas sobre o Arduino. Assista ao vídeo e depois responda o questionario pelo Quizziz.
Atividade 02 Mblock
Faça os seguintes jogos no MBlock
Jogo do Ping_Pong
Faça o jogo d Ping-Pong no Mblock.
Vídeo de como fazer o jogo do labirinto no Mblock em espanhol. Ative o produtor de legendas traduzidas para o portugues!
Vídeo de como fazer o jogo do labirinto no Mblock em espanhol. Ative o produtor de legendas traduzidas para o portugues!
Aula em 11 de março de 2024
Kit Robótica Quizz
Responda no caderno:
1. O que o é Arduino, ou o cérebro da Operação:?
Nome: ...........................................................................................
Comunicação: ............................................................................................
Informação: ...........................................................................................
2. Quais são os olhos dos Robôs:
Nome: ...........................................................................................
Detecção: ...........................................................................................
Informação: ......................................................................
3. Quais são os ouvidos do Robô?
Nome: ......................................................................
Conversão: ......................................................................
Informação: ......................................................................
4. Qual é a voz do Robô?
Nome: ......................................................................
Conversão: ......................................................................
Som: ......................................................................
5. O Músculo do Robô:
Nome: ......................................................................
Movimento: ......................................................................
Força: ......................................................................
6. O Sensor de Toque:
Nome: ......................................................................
Detecção: ......................................................................
Informação: ......................................................................
7. O Sensor de Luz:
Nome: ......................................................................
Detecção: ......................................................................
Informação: ......................................................................
8. O Sensor de Distância:
Nome: ......................................................................
Medição: ......................................................................
Precisão: ......................................................................
9. A Bateria:
Tipos: .......................................................................
Energia:......................................................................
Autonomia: ......................................................................
10. A Placa de Experimentação (montagem):
Nome: ......................................................................
Conexão: ......................................................................
Cuidados: ......................................................................
11. O que é um LED?
R:_________________________________________________________
12. O que é um buzzer?
R:_________________________________________________________
13. O que é um resistor?
R:_________________________________________________________
14. O que é um Jumper?
R:_________________________________________________________
15. Qual a relação entre robótica, eletrônica e programação.
R: ________________________________________________________
16. O que é prototipagem?
R: ___________________________________________________________
Resumo do Planejamento
Ações
1
Curso 2
Aula 01 - O que já vimos?
O que é Robótica; cultura maker; movimento mecânico e eletrodinâmica; circuitos.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
Fazer um semáforo com o Tinkercad - Tutorial video aula
Fazer uma atividade com sons, usando o Buzzer - vídeo aula aqui!
1
Curso 2
Aula 01 - O que já vimos?
Programação desplugada e programação com mBlock; Tinkercad; motor DC, LEDs, servomotores e buzzer passivo.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
Fazer um semáforo com o Tinkercad - vídeo aula aqui
Fazer uma atividade com sons, usando o Buzzer - vídeo aula aqui!
2
Curso 2
Aula 02 - Criando histórias no mBlock I
Estruturação de narrativas animadas.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
2
Curso 2
Aula 02 - Criando histórias no mBlock I
Exploração de recursos do mBlock para criação de narrativas animadas.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
3
Curso 2
Aula 03 - Criando histórias no mBlock II
Estruturação aprimorada de narrativas animadas.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
3
Curso 2
Aula 03 - Criando histórias no mBlock II
Exploração de recursos do mBlock para o aprimoramento de narrativas animadas.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
4
Curso 2
Aula 04 - Criando jogos no mBlock [Pong] I
Estruturação básica de jogos.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
4
Curso 2
Aula 04 - Criando jogos no mBlock [Pong] I
Exploração de recursos do mBlock para criação de jogo.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
5
Curso 2
Aula 05 - Criando jogos no mBlock [Pong] II
Estruturação de jogo.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
5
Curso 2
Aula 05 - Criando jogos no mBlock [Pong] II
Exploração de recursos do mBlock para o aprimoramento de jogo.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
6
Curso 2
Aula 06 - Criando jogos no mBlock [Labirinto] I
Estrutura de labirinto.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
6
Curso 2
Aula 06 - Criando jogos no mBlock [Labirinto] I
Recursos do mBlock para desenvolvimento de jogo.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
7
Curso 2
Aula 07 - Criando jogos no mBlock [Labirinto] II
Joystick shield.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
7
Curso 2
Aula 07 - Criando jogos no mBlock [Labirinto] II
Programação e controle de jogo criado no mBlock.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
8
Curso 2
Aula 08 - Aperte para acionar
Push button; controle do acionamento de LED com push button.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
8
Curso 2
Aula 08 - Aperte para acionar
Programação do push button para acionamento de LED.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
9
Curso 2
Aula 09 - Robótica e Arte: Animações com LEDs [Parte I]
Cores primárias; movimento artístico de Piet Mondrian (1872 - 1944).
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
9
Curso 2
Aula 09 - Robótica e Arte: Animações com LEDs [Parte I]
Programação e controle de personagem, no mBlock.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
10
Curso 2
Aula 10 - Robótica e Arte: Animações com LEDs [Parte II]
Associação de projeto desenvolvido no mBlock e prototipado no Arduino.
Slides/Encaminhamentos: Link
Professor, atribua a atividade do Desafio Paraná: Link
Professor, clique aqui para a atividade substitutiva: Link