Aula dia 24 de abril de 2024 - quarta-feira
1. Entrar no site da Alura e fazer uma a duas atividades do Alura.
2. Entrar no Scratch e fazer a história solicitada
3. Se ainda não escreceu sua história, entre no Google Classroom e escreva a sua história na parte de atividades.
Classroom
Alura Cursos
1. Entrar no site da Alura e fazer uma a duas atividades do Alura
2. Fazer as atividades no Google Clasroom de Pensamento Computacional para hoje
3. Entrar no Scratch e fazer a história solicitada
Classroom
Alura Cursos
Resumo do Planejamento Ações
Siga a sequência das aulas programadas
Conhecer a dinâmica de trabalho do Pensamento Computacional com a Robótica. Login e senha no scratch.mit.edu e Scratch Jr
Entendimento e expressão de sentimentos. Criação de sequencias lógicas. Trabalho em equipe. Exploração da criatividade. Login e senha no scratch.mit.edu e Scratch Jr. Criando uma conta no Scratch.
Acessar o site do Scratch.
Personallizar o ator: Utiliza as ferramentas `Copiar`, `Colar` e `Selecionar`. Misturar elementos utilizando as ferramentas `Desagrupar` e `Apagar`. Login e senha no scratch.mit.edu e Scratch Jr
Criar um código para trocar as fantasias. Adicionar um tempo de espera entre as trocas e personalizar as fantasias com as ferramentas de desenho.
Como usar o Scratch no celular e como usar o Scratch JR.
Jogo do Ping Pong
Reconhecer um padrões no código. Compartilhar o projeto na plataforma do Scratch. Adicionar o projeto a um estúdio, para que seu professor ou professora possa acompanhar sua trajetória.
Definir um cenário para o seu projeto. Adicionar mais de um cenário. Misturar elementos dos cenários escolhidos. Entender o posicionamento de cada elemento no cenário. Identificar cenários fotográficos.
Vamos criar uma história de acordo com o vídeo.
Na proxima aula, você vai inventar a sua história.
01.abril.2024 segunda-feira
Faça a aula do Alura por pelo menos 15 minutos, depois comece a atividade dois, Criando a sua própria história.
Crie a sua historia - escreva a sua história no editor de textos e envie para o professor. Depois entre no Scratch e comece a criar a sua história.
Separar os itens do cenário. Adicionar novos cenários. Alterar a posição dos elementos. Personalizar os novos cenários.
Organizar a sequência de cenários. Criar um comando que muda de cenário a cada 3 segundos. Simplificar o código e executar uma sequência de cenários.
Navegar no site do Scratch. Explorar os projetos da turma. Guardar inspirações de cenários e fantasias.
Adicionar os itens da sua Mochila ao projeto. Utilizar as inspirações que você pegou de colegas da turma. Alterar a sequência de cenários e fantasias. Melhorar o código do ator. Criar histórias incríveis.
Dar um título à sua história. Dar os créditos às pessoas que inspiraram o seu projeto. Copiar o link do projeto. Compartilhar seu projeto com a Alura, inserindo o link na plataforma.
A mecânica se configura como uma parte importante da robótica, sendo um dos pilares juntamente com a eletrônica e a programação. Nesta aula, compreenderemos o que é mecânica e sua aplicação nos primeiros passos da robótica fazendo o protótipo de um jacaré. O conteúdo desta aula deverá ser dividido entre as aulas 11 e 12.
A mecânica se configura como uma parte importante da robótica, sendo um dos pilares juntamente com a eletrônica e a programação. Nesta aula, compreenderemos o que é mecânica e sua aplicação nos primeiros passos da robótica fazendo o protótipo de um jacaré.
Navegar pela interface do Scratch. Adicionar, visualizar e remover atores. Utilizar a ferramenta de pintura para criar um ator personalizado. Criar e adicionar novas fantasias a um ator, proporcionando mais interatividade ao projeto.
Iniciar o Jogo: adicionou o bloco `quando a bandeira verde for clicada` na área de programação. Mudar e escolher a fantasia. Tornar a fantasia aleatória.
Desenhar e personalizar um botão dentro do Scratch. Usar e ajustar blocos de comando. Testar a interatividade do botão iniciando o projeto e interagindo com o ator.
Funcionamento do **bloco de igualdade**. para evitar erros em condicionais no Scratch.
Usar o bloco se/então. Realizar comparações com o bloco de igualdade. Mudar o nome da fantasia e do ator. Adicionar ação ao projeto.
Usar sensores para reconhecerem as fantasias. Renomear e conferir fantasias.
Programar para mostrar uma mensagem de Incorreto" quando a escolha for errada Usar o bloco `se/então senão`. Mover e ajustar blocos no Scratch.
Duplicar atores. Renomear personagens e Fantasias. Posicionar atores no jogo. Testar modificações.
Publicar seu projeto no Scratch para compartilhar. Nomear seu projeto e escrever instruções simples para que todos saibam como jogar ele. Copiar o link do seu projeto para que você possa compartilhá-lo facilmente com amigos e familiares. Verificar e excluir comentários para manter o espaço online respeitoso e seguro.
Você sabe o que é um circuito elétrico? São ligações de elementos por meio de fios condutores que permitem a circulação da corrente elétrica. Nesta aula, iremos criar um protótipo de um circuito elétrico em papel, utilizando materiais simples como papel sulfite, LED, Bateria e papel alumínio, simulando assim um circuito elétrico simples. Para isso, apresentaremos dois desafios de Circuitos de Papel, numa experimentação inicial de fácil compreensão para um conhecimento de eletrônica. O conteúdo desta aula deverá ser dividido entre as aulas 22 e 23.
Você sabe o que é um circuito elétrico? São ligações de elementos por meio de fios condutores que permitem a circulação da corrente elétrica. Nesta aula, iremos criar um protótipo de um circuito elétrico em papel, utilizando materiais simples como papel sulfite, LED, Bateria e papel alumínio, simulando assim um circuito elétrico simples. Para isso, apresentaremos dois desafios de Circuitos de Papel, numa experimentação inicial de fácil compreensão para um conhecimento de eletrônica.
Tutorial Scratch Jr