GEOGRAFIA
1ª SÉRIE
Região e regionalização
NIVELAMENTO 02
Região
O conceito de região é um dos mais importantes da Geografia e foi desenvolvido como uma forma de entender o espaço geográfico a partir de sua fragmentação em características relativamente homogêneas e/ou identificáveis.
É um conceito que auxilia no entendimento das divisões existentes na superfície terrestre.
É uma parte do espaço geográfico, contínua ou não, que apresenta uma ou um conjunto de características comuns.
Região
Área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela.
As regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço (as regiões geoeconômicas do Brasil para entender a economia brasileira).
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/categorias-geografia.htm
Regionalização
O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Pode-se entender como a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores
Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.
Regionalizar é organizar o território em
conjuntos espaciais de acordo com
critérios estabelecidos:
Critérios físicos: clima, relevo, vegetação, hidrografia;
Critérios socioeconômicos: idioma, distribuição da riqueza, concentração de renda, industrialização, áreas de maior ou menor desenvolvimento, violência, geração de emprego;
Critérios religiosos: considera as religiões pelo mundo;
Critérios políticos: divisão ligada à ideologia e aos modos de vida capitalista e socialista;
Critério geográfico: considera a localização espacial.
Regionalização
Ato de dividir um local em regiões diferentes.
Por exemplo, a regionalização do Brasil é a realização de uma divisão do país em áreas, de acordo com as características comuns existentes.
Características
Formas de regionalizar
Ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns.
Exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais.
Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.
Formas de regionalizar
Os continentes;
Os biomas;
Climas mundiais;
Bacias hidrográficas;
Os idiomas.
Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio de suas características.
Regionalização – regiões do IBGE
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
No início da década de 1940, o IBGE propôs a primeira divisão do território nacional com o propósito de comparar dados estatísticos, mas foi muito criticada, pois dava mais importância a localização do que às características econômicas, físicas e sociais das áreas. Nas décadas seguintes, outras divisões foram elaboradas, considerando tanto o quadro físico do território, quanto às características econômicas e sociais.
Em 1988, o IBGE criou a divisão regional do Brasil que vigora até hoje e é considerada oficial.
Regionalização – regiões do IBGE
Críticas à divisão regional do IBGE: a atual divisão se baseia nos limites dos estados brasileiros e nem sempre as divisas entre eles são adequadas para delimitar os conjuntos espaciais, pois as características regionais não acompanham o traçado dos estados.
Características das regiões do Brasil
Observe no mapa a disparidade entre as regiões brasileiras em relação a expectativa de vida. Em 2019, todos os estados da região Sul e Sudeste tiveram um percentual acima da média Brasil (76,6 anos). Já os outros estados brasileiros ficaram abaixo dessa média.
Características das regiões do Brasil
Observe no mapa que a Região Nordeste apresentou a maior taxa de analfabetismo (13,9%). Isto representa uma taxa aproximadamente, quatro vezes maior do que as taxas estimadas para as Regiões Sudeste e Sul (ambas com 3,3%). Na Região Norte essa taxa foi 7,6 % e no Centro-Oeste, 4,9%.
Retomada
Nesta aula aprendemos sobre o conceito de região e regionalização, aprendendo sobre as principais maneiras de regionalizar (dividir) o espaço geográfico.
A respeito do conceito de região, avalie as proposições a seguir:
I)Uma região pode ser criada com a finalidade de realizar estudos sobre as características gerais de um território, assim como para entender determinados aspectos do espaço.
II)A região resulta de uma elaboração racional e intencional do ser humano. Tem a finalidade de facilitar a análise, a gestão e a compreensão de uma determinada área e dos elementos que a compõem.
III) Em geral, a região pode ser entendida como uma área que foi dividida obedecendo-se a um critério específico.
IV)Algumas regiões surgem de forma natural e são estabelecidas sem que seja necessária a especificação de um critério que as defina ou classifique. Elas são chamadas de regiões naturais.
Estão corretas as alternativas:
a) II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e III.
d) Todas as alternativas.