aliações do Primeiro Trimestre Pensamento Computacional 8º Ano
AV1
Jogo do Gato e Rato - 1,0 ponto
Jogo do Dinossauro - 1,0 ponto
Jogo da Nave Espacial com meteoros - 1,0 ponto
Jogo do Pong - 1,0 ponto com uma raquete ou barra
Jogo do Ping-Ping - 1,0 com duas raquetes
Total: 5 pontos
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AV2
Curso do Alura 3,0
AV3 Alura Prova
Prova 2,0
Total: 5,00
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Recuperação
Refazer ou terminar os projetos até 25 de abril
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O aluno deve enviar um link ou PDF do certificado do curso do Alura realizado no trimestre para o e-mail do professor Marcos:
marcos.eduardo.ferreira@escola.pr.gov.br
1ª Aula da semana ou do dia - Faça as atividades da plataforma Alura.
2ª Aula da semana ou do dia - Faça as atividades na plataforma Scratch
Enviar o certificado de conclusão para: marcos.eduardo.ferreira@escola.pr.gov.br
Avaliações
Avaliação do Alura
Jogo do gato e rato
Jogo do dinossauro
Nave Espacial com asteroide
Jogo do Pong
Faça o Jogo da Nave Espacial com Laser para quem terminou todas as atividades anteriores.
Clique aqui Jogo Nave Espacial Lazer - Parte 01
Clique aqui Jogo da Nave Espacial - Parte 02
Clique aqui Jogo da Nave Espacial - Parte 03
Jogo do Ping-Pong - com duas raquetes ou barras
Se não terminou as atividades da semana passada, pode terminar depois que fizer as atividades de hoje!
Não esqueça, as atividades no Scratch também valem nota!
1º Atividade: Faça sua avaliação das atividades do Scratch:
A) Faça o jogo da Nave Espacial para ficar salva no Scratch. Use seu login do Schatch na sala virtual do prof. Marcos Eduardo para ficar Salvo e registrado.
B) Faça o jogo do Pong - 01 raquete
Se não terminou as atividades da semana passada, pode terminar depois que fizer as atividades de hoje!
Não esqueça, as atividades no Scratch também valem nota!
C) Faça o Jogo do Gato e Rato
D) Faça o Jogo do Dinossauro 01 ou Jogo do Pula.
E) Faça o Jogo do Dinossauro 02. Princípios gerais básicos de como programar no Scratch.
F) Jogo de Ping-Pong - 2 raquetes
2º Atividade: Faça suas atividades no Alura.
A partir da semana passada, as atividades Scratch, passam a valer nota, em cada aula. As atividades Alura, também sempre valem nota.
1º FAZER O QUIZ NO GOOGLE CLASSROOM DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL
2ª Aula da semana - faça as atividades da plataforma Alura.
3ª Aula da semana - faça as atividades na plataforma Scratch
1º Atividade: Faça sua avaliação das atividades do Scratch:
A)Faça o jogo da Nave Espacial para ficar salva no Scratch. Use seu login do Schatch na sala virtual do prof. Marcos Eduardo para ficar Salvo e registrado.
B) Faça o jogo do Pong - 01 raquete
Se não terminou as atividades da semana passada, pode terminar depois que fizer as atividades de hoje!
Não esqueça, as atividades no Scratch também valem nota!
C) Faça o Jogo do Gato e Rato
D) Faça o Jogo do Dinossauro 01 ou Jogo do Pula.
E) Faça o Jogo do Dinossauro 02. Princípios gerais básicos de como programar no Scratch.
F) Jogo de Ping-Pong 02 raquete/barras
2º Atividade: Faça suas atividades no Alura.
A partir da semana passada, as atividades Scratch, passam a valer nota, em cada aula. As atividades Alura, também sempre valem nota.
Atenção: você deve compartilhar todos os seus projetos no Estúdio da tua turma, para que o professor possa ver seus trabalhos.
Caneta Mágica, revisão: clic aqui! ou PDF
Jogo da Nave Espacial com asteróide - 06 e 07 de março no Scratch
Jogo do Pong
Pong com uma raquete/barra somente.
Jogo do Ping-Pong no Scratch
Com duas raquetes ou duas barras
1º Atividade: Faça sua avaliação das atividades do Scratch:
A)Faça o jogo da Nave Espacial para ficar salva no Scratch. Use seu login do Schatch na sala virtual do prof. Marcos Eduardo para ficar Salvo e registrado.
B) Faça o jogo do Pong (ping-pong)
Se não terminou as atividades da semana passada, pode terminar depois que fizer as atividades de hoje!
Não esqueça, as atividades no Scratch também valem nota!
C) Faça o Jogo do Gato e Rato
D) Faça o Jogo do Dinossauro 01 ou Jogo do Pula.
E) Faça o Jogo do Dinossauro 02. Princípios gerais básicos de como programar no Scratch.
F) Jogo de Ping-Pong
2º Atividade: Faça suas atividades no Alura.
A partir da semana passada, as atividades Scratch, passam a valer nota, em cada aula. As atividades Alura, também sempre valem nota.
Jogo no Espaço - 06 e 07 de março no Scratch
Jogo do Pong
Pong com uma barra somente.
Jogo do Ping-Pong no Scratch
Como desenhar personagens simples no Scratch.
1º Atividade: Faça suas atividades no Alura.
2º Atividade: Faça sua avaliação das atividades do Scratch:
A) Faça o jogo do gato e rato com seu login do Schatch na sala virtual do prof. Marcos Eduardo para ficar Salvo e registrado.
B) Faça o jogo do Dinossauro 01.
C) Faça o Jogo do Dinossauro 02.
A partir dessa semana, as atividades Scratch, passam a valer nota, em cada aula. As atividades Alura, também sempre valem nota.
Jogo do Gato e Rato
Bloco de códigos do Gato e do Rato:
Gato
Rato
Neste outro jogo do dinossauro, é possível trocar a fantasia do personagem!
Tente fazer você também!
Jogo do Dinossauro
Atividades:
Cadastrar-se no Scratch - sala virtual do prof. Marcos Eduardo
Fazer o Quizz sobre o Scratch
Fazer as atividades do Alura
Criar um nome de usuário da seguinte forma:
Na primeira parte do Login, invente um nome fantasia pequeno, turma e nome da escola como o já sugerido abaixo, e na segunda parte, a identificação é número da chamada do aluno:
Criar um nome de usuário da seguinte forma:
Na primeira parte do Login, invente um nome fantasia pequeno, turma e nome da escola como o já sugerido abaixo, e na segunda parte, a identificação é número da chamada do aluno:
Coloque seu nome ou login assim:
8aemb01 - aluno número 01 e pode usar a mesma senha do @escola
8aemb02 - aluno número 02 e pode usar a mesma senha do @escola
Coloque seu nome ou login assim:
8bemb01 - aluno número 01 e pode usar a mesma senha do @escola
8bemb02 - aluno número 02 e pode usar a mesma senha do @escola
Coloque seu nome ou login assim:
8cemb01 - aluno número 01 e pode usar a mesma senha do @escola
8cemb02 - aluno número 02 e pode usar a mesma senha do @escola
1º Parte da aula, cadastrar-se no Scratch, turma do professor Marcos - professor2025cwb
2º Parte da aula, continuar o curso do Alura, de onde você parou.
Jogo no Espaço - 06 e 07 de março no Scratch
Corrida de carros - parte 1
Corrida de carros - parte 2
Corrida de carros - parte 3
Corrida de carros - parte 4 - final
Fazer o registro ou criar login no Scratch e no Alura
Fazer o jogo da Nave espacial no espaço.
Jogo no Espaço
Corrida de carros - parte 1
Corrida de carros - parte 2
Corrida de carros - parte 3
Corrida de carros - parte 4 - final
Jogo do Gato e Rato
Bloco de códigos do Gato e do Rato:
Gato
Rato
Jogo do Dinossauro
Programação do jogo do Dinossauro!
Veja o tutorial em vídeo para entender a sequência!
Neste outro jogo do dinossauro, é possível trocar a fantasia do personagem!
Tente fazer você também!
Aula em 11 fevereiro
Primeiros passos do Scratch
Como fazer uma animação. Primeiros passos.
Aula em 11 fevereiro
Primeiros passos do Scratch
Vamos começar a entender como se cria um jogo no Scratch.
Veja o tutorial, e no site do Scratch, procure refazer as orientações do tutorial.
Aula em 11 fevereiro
Primeiros passos do Scratch
Criando uma história parte 1
Aula em 11 fevereiro
Primeiros passos do Scratch
Criando uma história parte 2
Atividade como criar uma história:
1- Escreva no caderno uma história.
2- Faça um roteiro da sua história no caderno.
3 - Transforme a sua história em uma história em quadrinhos no seu caderno.
4 - Comece a fazer a sua história no Scratch.
Link do site do Scratch: https://scratch.mit.edu/
Tutoriais Scratch https://scratch.mit.edu/projects/889498254/editor
Criar uma história no Scratch parte 01 https://youtu.be/Po64qPOjESE
Criar uma história no Scratch parte 02 https://youtu.be/VNwJbhSH2Gg
Aula 01
Criando um projeto no Scratch.
Inserindo cenário e ator.
Movimentando o ator.
Salvando e compartilhando o projeto.
Vídeo Link 01: Link 02
Slides: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
Aula 04
Criando um projeto no Scratch. Criando e editando imagens com ferramentas de desenho no Scratch. Trabalhando com blocos de Evento, Movimento, Operadores e Controle.
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
Aula 05
Modificando a fantasia. Alterando o código. Convertendo imagem para bitmap. Trabalhando com blocos de Sensores, Controle e Eventos. Duplicando um código.
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
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6
Criando um projeto no Scratch. Selecionando e adicionando atores e cenário. Duplicando atores. Alterando o nome dos atores. Movimentando os atores. Compreendendo os eixos x e y. Trabalhando com blocos de Movimento, Eventos, Controle e Aparência
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
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7
Movimentando os atores no eixo y. Trabalhando com blocos de Eventos, Movimento, Controle, Operadores e Aparência. Adicionando sons. Transmitindo e recebendo mensagens.
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
8
Criando um projeto no Scratch. Selecionando e adicionando ator. Movimentando o ator. Trabalhando com blocos de Eventos, Controle e Movimento. Usando as ferramentas do bloco Caneta no Scratch.
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
Outros: Link
9
Criando um projeto no Scratch. Selecionando e adicionando um ator. Editando a aparência do personagem. Movimentando o personagem. Usando a caneta. Trabalhando com blocos de Eventos, Controle, Movimento, Operadores e Aparência.
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
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10
Copiando o projeto. Alterando os códigos do projeto. Compreendendo ângulos. Criando clones. Criando variáveis. Trabalhando com blocos de Eventos, Controle, Movimento, Operadores e Aparência.
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
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11
Compreendendo o conceito de algoritmo. Criando um projeto no Scratch. Adicionando ator ao projeto. Inserindo movimentos aleatórios no ator. Adicionando e utilizando a extensão "Caneta". Programando o cenário. Corrigindo problemas no projeto. Trabalhando com condicionais e aleatoriedade. Agrupando blocos. Trabalhando com blocos de Eventos, Controle, Movimento, Aparência e Operadores.
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
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12
Adicionando cores aleatórias. Criando um bloco. Duplicando blocos de códigos. Criando variáveis. Trabalhando com incremento e decremento de valores. Trabalhando com blocos de Eventos, Controle, Movimento, Operadores, Aparência e Sensores.
Vídeo: Link
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Exercícios: Link
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13
Acelerando o movimento dos atores. Criando variáveis. Atribuindo valores aleatórios para aceleração do movimento e angulação. Executando um script instantaneamente. Alterando as propriedades de cor da caneta.
Vídeo: Link
Slides: Link
Exercícios: Link
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14
Adicionando sensor de ruído no projeto. Criando clone. Trabalhando com aleatoriedade. Alterando e juntando scripts. Alterando propriedades de cor da caneta.
Vídeo: Link
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Exercícios: Link
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15
Criando um projeto no Scratch. Selecionando e adicionando ator e cenário. Adicionando e utilizando a extensão "Caneta". Criando scripts. Criando clones. Trabalhando com blocos de Eventos, Movimento, Controle, Aparência e Operadores.
Vídeo: Link
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Exercícios: Link
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16
Trabalhando com condicionais, aleatoriedade e iteração. Criando variável. Alterando características do bloco Caneta. Alterando ângulo do ator. Trabalhando com blocos de Controle e Operadores.
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Exercícios: Link
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17
Definindo proporções. Renomeando variável. Criando variável. Alterando o código. Trabalhando com operadores e condicionais.
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18
Criando bloco personalizado. Selecionando e adicionando fantasias. Modificando fantasia. Trabalhando com condicionais, aleatoriedade e operadores. Alterando e reposicionando códigos. Reaproveitando códigos.
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19
Modificando scripts. Trabalhando com sensor de cores. Compreendendo e utilizando o operador "ou". Trabalhando com condicionais e aleatoriedade. Alterando e reposicionando códigos. Criando bloco personalizado.
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20
Inserindo e modificando fantasias. Alterando o código. Trabalhando com aleatoriedade. Alterando a direção da personagem. Criando variável.
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21
Ajustando a angulação de personagens. Alterando e reposicionando códigos. Reaproveitando códigos. Editando a fantasia. Criando clone. Editando scripts.
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Jogo do Ping-Pong - 1 ponto com duas raquetes ou barras
Jogo da Nave Espacial com Laser - 2 pontos
Clique aqui Jogo Nave Espacial com Lazer - Parte 01
Clique aqui Jogo Nave Espacial com Lazer - Parte 02
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