Pensamento Computacional 1 ano 1 trimestre 2024



Resumo do Planejamento

Ações



Aula 1
Jogo de Cartas Super Trunfo

Atores externos no Scratch. Utilização das camadas nos atores. Troca de fantasias dos atores. Utilização da mochila.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link

Jogo Super Trunfo de papel


Aula 2

Adição de novos atores no Scratch. Uso do recurso da mochila. Criação de variáveis. Posicionamento de variáveis corretamente no Scratch.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 3

Criação de novos clones. Utilização do recurso da mochila" no Scratch. Sincronização do tempo de exibição dos atores.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 4

Correção de possíveis problemas no jogo. Adição de clones. Manipulação da visibilidade das variáveis. Utilização da ferramenta mochila.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 5

Criação e manipulação de listas no Scratch. Decomposição de listas. Preenchimento das listas. Utilização correta de valores dos atributos a cada nova rodada do jogo.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 6

Criação de novas variáveis. Adição de variável. Replica de processos. Atualização dos valores de variáveis.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 7

Decomposição de problema. Clique no botão através de uma variável chamada botão. Replicação de códigos. Blocos condicionais e operadores lógicos.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 8

Adição de ator para diversificar as cartas do jogo. Reutilização de códigos previamente criados. Resolução de problemas de reutiliação de códigos. Implementação de dinâmicas de bônus.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 9

Atualização dos valores de variáveis. Adição de novo ator e exploração de fantasias. Reutilização e adaptação de código de outros atores. Bloco `vá para a camada [de frente]`. Resolução de problemas visuais do projeto.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 10

Blocos personalizados no Scratch. Adição de características específicas ao seu personagem. Criação e utilização de bloco personalizado para o adversário.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


Aula 11

Efeito de brilho nos botões quando o mouse passa por cima dele. Replica do código de efeito do brilho. Organização dos blocos do projeto. Interrupção do código do bloco `sempre`.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


12

Analise e identificação de padrões no código. Adição de efeitos sonoros. Diferenças entre os blocos `se` e `se/senão.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


13

Personalização do fundo do projeto. Criação e posicionamento de uma nova variável. Adição de efeitos visuais.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


14

Criação de conta no p5.js. Interpretação do código inicial do programa. Ferramentas de desenho e pintura. Determinação de posição que varia de acordo com o cursor do mouse. Adição de condições. Inserção de comentários ao código.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


15

Função circle(). Criação de variável. Sistema RGB (Red, Green e Blue). Implementação de movimentos do círculo. Adição de transparência (opacidade) ao círculo.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


16

Adição de movimento contínuo e aleatório. Definição de altura aleatória. Adição de mais desenhos. Criação de um array (lista). Utilização de laço de repetição.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


17

Adição de texto e manipulação de exibição. Método map. Desenho de palavras. Criação de uma poesia concreta.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


18

Exclusão de comentários desnecessários no código. Criação da função inicializaCores. Manutenção do código limpo.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


19

Criação de lista usando o array. Adição de valor aleatório com random(). Inserção de variável global. Correçãp de bugs (erros).

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


20

Criação de função. Chamada de funções de diferentes formas. Retorno de uma função.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


21

Revisão do código. Criação da função palavraParcial(). Resolução de erro de referência de variáveis. Modificações e melhorias no código.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link


22

Funções em JavaScript para resolver problemas. Implementação de novas funcionalidades. Operações matemáticas com os parâmetros das funções. Personalização de experiências com JavaScript.

Vídeoaula: Link

Slides/Encaminhamentos: Link

Exercícios: Link

Outros: Link