Aula 1001 niv 1 ano

Conceitos básicos da Geografia.


NIVELAMENTO 01

O espaço geográfico 

É o espaço feito pelos seres humanos a partir de modificações realizadas na natureza. A partir da definição de espaço geográfico, podemos dizer que a Geografia é o ramo da ciência que estuda a relação entre a sociedade e a natureza, ou seja, como os seres humanos são capazes de modificar a natureza a fim de criar o seu próprio espaço.

A expressão espaço está associada a uma porção específica da superfície da Terra, tendo seu uso associado a diferentes escalas, global, continental, regional, local.



O espaço local refere-se a tudo que é singular, que é próprio de um lugar. Já o espaço global refere-se a tudo aquilo que é partilhado, que está ou pode ser acessado na maioria dos lugares do mundo. 

Nesse sentido, a internet faz parte desse espaço global!!!



O espaço geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana ao longo do tempo.

Construção e transformação do  espaço geográfico 

O espaço geográfico está em constante transformação, portanto, somente passa a existir quando se verifica interação entre o homem e o meio em que vive. 

Paisagem

Tradicionalmente, a paisagem é definida como a parte do espaço geográfico que a vista alcança. Porém, também podemos relacioná-la com outros sentidos além da visão. Dessa forma, a paisagem se associa aos sentidos, com cheiro, paladar, relacionados à alguma parte do espaço geográfico.  

Ex: um cheiro pode remeter uma pessoa a uma determinada paisagem.

Basicamente, há dois tipos de paisagem: 


Lugar 

É um conceito vinculado aos sentimentos existentes por certas frações do espaço geográfico. Quando se nutre algum sentimento afetivo, o conceito a ser utilizado é lugar.

Ex: sua casa, rua, bairro, cidade, etc. É importante mencionar que o lugar varia de pessoa para pessoa, ou seja, é algo subjetivo.

Região


Corresponde a frações do espaço que apresentam características em comum. No Brasil, por exemplo, há dois tipos de regionalização:


Território


É a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.


O território de um país é formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo.



É importante saber!!!

Limite: É chamado de limite o ponto de divisão entre dois municípios do Brasil. Por exemplo, o município de Curitiba possui limites internos que são os bairros.


Fronteiras: Estão relacionadas com a divisão entre países. Na América Latina, o Brasil é o país que mais tem fronteira com os demais.

Observe os exemplos!

Um dos grandes debates da Geografia, desde que esta alcançou o status de ciência, entre o final do séc. XVIII e início do séc. XIX, tem sido alusivo ao seu objeto de estudo. Na atualidade, tomando como referência argumentos de geógrafos como Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa, entende-se que a Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Dessa forma, definimo-la como “ciência da organização espacial”.

Sobre o conceito de espaço geográfico e sua abrangência no estudo da Geografia, assinale a alternativa incorreta.

a) O espaço geográfico não constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete as diferentes singularidades da natureza e das dimensões do trabalho humano.

b) O espaço geográfico abrange, além dos elementos naturais e artefatos humanos, a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações.

c) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza.

d) O espaço geográfico é o produto material da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre em que estão inseridas.